No mundo automóvel deparamo-nos sempre com duas questões: caixa automática ou caixa manual?
Embora os mais apaixonados pela condução defendam a transmissão manual em H, outros preferem as caixas automáticas.Quem defende as caixas automáticas costuma sustentar a sua posição alegando que apesar das mudanças tradicionais permitirem um maior controlo do carro, estão dependentes do pé esquerdo, ou seja, do pedal da embraiagem. E que tal uma caixa de velocidades que alie o melhor dos dois mundos? Graças ao sistema iMT- Intelligent Manual Transmission– esta escolha torna-se mais fácil.
A nova caixa manual de velocidades inteligente de elevada eficiência tem a particularidade de ter um conceito “clutch-by-wire”, ou seja, embraiagem de acionamento eletrónico. Falamos de uma caixa tradicional de mudanças em H, que não necessita de um pedal de embraiagem.
Além de não usar o pedal de embraiagem, este sistema também permite que, mesmo com uma mudança engatada, se possa andar à vela, graças a um sistema que separa a transmissão do motor.
De que forma é diferente de uma caixa de velocidades automática? Numa caixa de velocidades automática, os aturadores e motores mudam de marcha e operam a embraiagem pelo condutor, sendo a sua função totalmente automática. É o software quem gere quando e como as mudanças são alternadas. Por outro lado, num iMT, o software e os aturadores controlam apenas a embraiagem enquanto o condutor precisa de trocar as mudanças manualmente.
Poderá encontrar este tipo de caixa em marcas como a KIA, Toyota, Hyundai e até na marca Ferrari.
Partilhe este post
Menu
Product Filters
Categorias
×
Olá!
Clique num dos contactos abaixo e fale pelo WhatsApp.